A caminhada é longa e o chão tá liso - Barraco RAP

MANDA UM SALVE!

A caminhada é longa e o chão tá liso

home | leia | a-caminhada-e-longa-e-o-chao-ta-liso

A primeira vez que escutei essa frase, ou li, foi na capa de um CD de rap, de um grupo de Florianópolis, chamado Arma-Zen. E essa foi a referência que a professora e pesquisadora Angela Maria de Souza utilizou para desenvolver e concluir sua pesquisa em setembro de 2009.

A autora havia estudado o movimento Hip Hop de Florianópolis em outra oportunidade – na defesa do TCC, se não me engano – e desta vez, dez anos depois, utilizou o tema do Hip Hop em Florianópolis para traçar perspectivas antropológicas com o movimento em Lisboa, Portugal.

Para acessar o livro, cuja capa está na imagem acima, é só clicar NESTE LINK. Caso não tenha aberto, clique no botão abaixo para fazer download.

Na época em que estudava sobre o movimento, Angela entrevistou e conviveu com diversas pessoas ligadas ao movimento Hip Hop em Florianópolis. Inclusive, participou de várias edições do programa BARRACO HIP HOP que acontecia na Rádio Comunitária Campeche e na época era comandado por Mano F e RDA Maicow. Há relatos no livro sobre essas participações.

Esse registro, junto ao primeiro livro, escrito dez anos antes – e que vou trazer aqui para o portal, posteriormente – com certeza, são as obras acadêmicas mais importantes ligadas ao Hip Hop catarinenses, pois, conseguem registrar acontecimentos, que muitas vezes, ficariam apenas numa lembrança pessoal, ou restrito a uma roda de conversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *